14.3.10

Ensalada com aguacate

Já faz quase um mês que estou aqui, aprendi a colocar abacate na salada, e fica delicioso. Fico pensando por que não aprendi isso antes. Porque nós brasileiros nos sentimos tão a parte da América Latina, no máximo, guacamole. Não só não nos sentimos como não somos. Não existe de maneira nenhuma integração cultural, e isso não tem a ver só com o espanhol e o abacate salgado. Passa por toda uma questão de identificação, ou simplesmente de sentir-se, ainda que oficialmente diga-se que somos, e nós participemos de competições esportivas dessa região geográfica. Quando, em 2007, fiz um mochilão Peru-Bolívia-Chile-Argentina, tinha de alguma forma um sentimento de indignação ou mesmo de incompreensão com relação a essa falta de identificação dos outros brasileiros com o resto do continente. Sou outra brasileira agora. Nos faltou San Martin, faltou luta de independência, faltou o império inca e agora falta uma Plaza de armas em cada cidade e monumentos em homenagem a Simon Bolivar e San Martin. Somos um outro povo, temos uma outra história, não adianta, abacate não vai ser usado salgado.

Mas essa estória do abacate, me faz pensar que eu tou vivendo uma época meio verde da minha vida. Fui numa loja de coisas de casa pra comprar um tapete anti-derrapante, o mais bonito era o verde, depois disso, veio a esponja do banho, e a escovinha do pé, e por fim, o shampoo. Saindo banheiro, e voltando à cozinha, comprei o mate, panelinha e caneca verde. Pelas manhãs, faço uma busca dos espaços verdes da cidade, para planejar a tarde.

Falando em espaços verdes, tou tão animada com eles que quem vê pensa que eu já enfrentei algum inverno, e tou me despedindo do sol, pensando nas temperaturas que virão. Não tenho idéia do que me espera. Tou me preparando pra o primeiro outono de da minha vida. As estações tem isso de bom, você muda um pouco com cada uma que chega, e sente um pouco por cada uma que vai, de alguma forma, é como se fossem muitos anos-novos em um só ano. Da mesma forma, o verão coloca seu charme nas chuvas, basta uma manhã de chuva para valer a pena um esforço enorme pra aproveitar todos os próximos dias de sol, até você começa a querer chuva,e vem a chuva, e te lembra de novo do sol.

Dizem que o outono promete.

5 comentários:

Fernanda disse...

Que venha o outono então. Mesmo que por aqui ele não seja tão real quanto será o seu.
=)

sembradera disse...

vivam as viagens, porque daqui, do pium, experimento e gosto do abacate salgado!

;)

sinto-me com um pouquinho de quê nessa sua experiência pelo verde!

huahuahuahaua

ni disse...

verde... vibrações divinas!
minha brasileirinha! amo.

Mariana do Vale disse...

Pois bem, como não confessar minha intensa admiração pela sua vontade de verde, sem explicitar um certo egocentrismo? hahaha Muito me agrada!
É bem verdade que o sotaque espanhol combina muito com abacate salgado e sendo assim já somos pelo menos duas brasileiras impregnando um pouco de novos e justos sabores por aqui... Há mais e virão mais...
Te confesso que em se tendo apenas uma estação está muito bem escolhido o nosso verão! [Inusitada rima.] Mas que falta faz a mudança do tempo, dos ventos, das horas... Que falta faz os dias imensos, as folhas no chão, a surpresa de um dia branco e o voltar do sol. Se te apetece, aproveite para observar as pessoas escondidas em seus casacos de inverno; com prazer em florescer e amar; na concretização do prazer e do descansao; e numa recatada ressaca de férias... As estações pautam por aí o humor, o amor e o ânimo de agir!

Unknown disse...

sigo com saudades... aqui só sol e seca... mas tenho flores coloridas em casa, e aguardo ansiosamente pelos novos ipês. besos