19.3.10

Vinhos argentinos

MÊS 1

Liçoes de como escolher um bom vinho argentino:

1. O rótulo. Quase sempre é infalivel [apesar de que Sulivan, que precisava de um new desing...];

2. Malbec de Mendonza (mientras existir Mendonza), Cabernet Sauvingnon da Patagonia;

3. Observar as pessoas ao redor, nesse caso os mercados sao mais eficientes que os chinos. Nunca esqueça que os argentinos sabem mais que você.

4. nunca suncumbir à tentaçao de comprar Norton.
beba que passa!

17.3.10

Ensalada com aguacate II

A laranja daqui quase não tem azedo. Diria que carece de personalidade, o que resulta num suco aguado. Para piorar a situação das laranjas argentinas, o clima é ameno, exceto por um curtíssimo período do verão em que realmente as temperaturas sobem, sem calor ninguém vai desejar um suco de laranja gelado, e o de caixinha está sempre ao seu lado, no próximo quiosque.

Por outro lado, ao lado das laranjas nos mercadinhos chinos, e todos tem um chino ao lado de sua casa, estão os pêssegos. Vistosos, amarelo-avermelhado, aveludados pêssegos. Com um pouco de agua e sabão pode-se tirar a camada de asfato que ai se deposita durante um longo dia de exibição. Um tempo de geladeira, e ã primeira mordida as laranjas são memórias distantes com as quais não vale a pena gastar imaginação. Também estão as ameixas que, no clima que a elas lhes pertence, se transformam em outra coisa, que eu nunca tinha experimentado, e fica pra outro dia, que seja das ameixas.

16.3.10

Ensalada sin aguacate

Um a um, dos que tinham a tijelinha de salada naquele restaurante se levantaram. O primeiro subiu na mesa, o segundo,o terceiro... Baixaram as calças, num bunda lele complementado pelo tom alaranjado das luzes do lugar. Pegaram os pratos da salada sujos de maionese e arremeçaram a parede. Abotoaram as calças,se foram.

Nem precisava ser tão divertido assim. Só queria ter tido como voltar atrás quando dei a primeira garfada na ensalada Cesar del argentino. [Acabo de descobrir que nas receitas constam maionese, o que me faz sentir ainda mais burra]. Jurava que o molho continha parmesão. Só queria ter podido, salvar as pessoas que estavam do meu lado pedindo a mesma coisa, e nada tinha a fazer. Que pedido errado. Fiquei pensando depois, que um pedido provado é uma das coisas que não se tem como voltar atrás. É uma das poucas coisas que não se volta atrás. [Pensando bem, nao foi de todo culpa minha, no cardápio podia constar os ingredientes da salada].

Come agora, a ver que tem de sobremesa. Uma salada de frutas divina.

Resolução do dia: só comer fora de casa em ultimo caso.

14.3.10

Ensalada com aguacate

Já faz quase um mês que estou aqui, aprendi a colocar abacate na salada, e fica delicioso. Fico pensando por que não aprendi isso antes. Porque nós brasileiros nos sentimos tão a parte da América Latina, no máximo, guacamole. Não só não nos sentimos como não somos. Não existe de maneira nenhuma integração cultural, e isso não tem a ver só com o espanhol e o abacate salgado. Passa por toda uma questão de identificação, ou simplesmente de sentir-se, ainda que oficialmente diga-se que somos, e nós participemos de competições esportivas dessa região geográfica. Quando, em 2007, fiz um mochilão Peru-Bolívia-Chile-Argentina, tinha de alguma forma um sentimento de indignação ou mesmo de incompreensão com relação a essa falta de identificação dos outros brasileiros com o resto do continente. Sou outra brasileira agora. Nos faltou San Martin, faltou luta de independência, faltou o império inca e agora falta uma Plaza de armas em cada cidade e monumentos em homenagem a Simon Bolivar e San Martin. Somos um outro povo, temos uma outra história, não adianta, abacate não vai ser usado salgado.

Mas essa estória do abacate, me faz pensar que eu tou vivendo uma época meio verde da minha vida. Fui numa loja de coisas de casa pra comprar um tapete anti-derrapante, o mais bonito era o verde, depois disso, veio a esponja do banho, e a escovinha do pé, e por fim, o shampoo. Saindo banheiro, e voltando à cozinha, comprei o mate, panelinha e caneca verde. Pelas manhãs, faço uma busca dos espaços verdes da cidade, para planejar a tarde.

Falando em espaços verdes, tou tão animada com eles que quem vê pensa que eu já enfrentei algum inverno, e tou me despedindo do sol, pensando nas temperaturas que virão. Não tenho idéia do que me espera. Tou me preparando pra o primeiro outono de da minha vida. As estações tem isso de bom, você muda um pouco com cada uma que chega, e sente um pouco por cada uma que vai, de alguma forma, é como se fossem muitos anos-novos em um só ano. Da mesma forma, o verão coloca seu charme nas chuvas, basta uma manhã de chuva para valer a pena um esforço enorme pra aproveitar todos os próximos dias de sol, até você começa a querer chuva,e vem a chuva, e te lembra de novo do sol.

Dizem que o outono promete.