28.8.08

Sobre o F5 e outras coisas próprias desse vício

Sempre me fascinou muitíssimo o poder que essa tecla exercia sobre a minha vida. Não só ela como todas as inutilidades do mundo internético: horas e mais horas de MSN, ORKUT, Yahoo... F5, F5...

Claro que tudo isso traz de alguma maneira um benefício, é certo que desenvolvi um senso informático raso, mas suficiente pra me virar na maioria das situações, e uma razoável habilidade para fuçar a maioria dos programas que preciso e obter um resultado agradável. Talvez eu tenha desenvolvido alguma habilidade para os livro/capítulos disponibilizados na rede, ainda que hoje me julgue incapaz de ler um livro todo online.

Maravilha-me, igualmente, a possibilidade de economizar papel, de fazer e refazer infinitamente as coisas sem gerar tantos custos ao meio ambiente, já que o meu lixo virtual só deteriora minha própria mente.

Reconhecidas as superficiais vantagens de horas a fio na rede, posso iniciar-me nas questões para as quais não obtive resposta, se é que um dia terei. Será que algum dia eu terei menos horas online? Disponível na rede para o que pode acontecer?

Em períodos mistos, tive ora um vício mais intenso, ora um autocontrole vigiado, de seguidos nãos para minha vontade incontrolável de ver quem está disponível. Meus amigos contribuem para essa minha irracionalidade estando muito tempo online, uma vez que eu moro longe da minha terra natal, posso me justificar a mim que esse é um bom meio de manter o contato com eles.

Sim, um bom meio, mas poderia ser facilmente substituído por um email, por exemplo. Por um email que eu tenho geralmente tanta preguiça de responder, porque exige que você pare, pense sobre o que vai escrever, escreva, e se aprofunde em algumas idéias. Parece me interessar mais, o pensamento fragmentado desinteressado das conversas efêmeras do MSN.

Até quando estarei online sempre? Não sei responder a essa questão, nem mesmo a que vem antes dela: o que irracionalmente me faz ligar o computador e passar horas sentada na cadeira tendo tantas outras coisas me seduzindo em volta? E porque essa é a que me seduz mais?

Só mais uma pergunta que não consigo responder: o que busco nos apertares incessantes do F5, o que eu acho que pode realmente mudar de uma hora pra outra? O que eu procuro? uma tecla que animasse a vida? Que mudasse tudo? Talvez tenha esperança que ela possa me resgatar desse tédio.

Mas não, a vida não é tão urgente assim. Pelo menos não todos os dias, nem todas as horas.

3 comentários:

Lili disse...

eu nem te tenho nos meus contatos...
mas ja q posso ir visitar-vos. eu prefiro
hoho. e eu fico sempre q posso. mas sempre off

Mariana do Vale disse...

Sabe aquela sensação de descobrir algo que já tava rolando e você tava perdendo? Aquele chorinho... Aquele filme...
Descobri Amenidades à vontade.
Descobri minha capacidade de recuperar o "tempo perdido"[sic].
Descobri a latente [snif] paixão por escrever.

Anônimo disse...

Preciso de disciplina e dedicação em doses cavalares. Onde acho o entusiasmo?