2.8.08

você tem o que dizer?


penso, às vezes, que escrevo sem ter o que dizer...

***

Sobre quanto vale ou é por quilo? Como uma boa ideia pode ser estragada em sua realização. O filme se propõe a revelar o mercado que existe por trás das boas ações. O enredo principal, enfocado em uma empresa que está desviando dinheiro de um projeto pra uma determinada favela, é interrrompido por curtas histórias da escravidão. As histórias são facilmente associaveis a enredo atual. Uma escrava que ajuda a um amiga emprestando-lhe dinheiro a juros e uma mulher que ajuda a empregada pagando a festa de casamento de sua sobrinha, e essa tem que trabalhar exorbitantemente pagar pagar a dívida.

Esquecendo o enredo principal, e nos voltando somente à história dessa empregada temos: alcolismo, criminalidade, exploração dos patrões dos funcionários menos esclarecidos, a falta de perspectiva na favela. A empregada começa o filme tomando um copinho de cerveja e no fim do filme cedo da manhã está embreagada. Esse tema foi retratado com grande naturalidade, como eu imagino que aconteça: de copo em copo. O genro de tanto ser cobrado pelos desejos consumistas e pelos sonhos da sua esposa se torna um matador de aluguel para ter uma vida digna aos olhos do capital. Sua esposa de vinte e poucos anos nao se anima de fazer nada na vida, espera por um bebê e lê revistas de fofoca enquanto sonha com a vida de atriz. Todos esses aspectos foram abordados em uma história secundária.

Entre um roubo de escravo e uma morte de aluguel vemos uma idéia muito boa se esvaindo. Se fosse um documentário? Se os desvios dessem em alguma coisa? Se ela não tivesse se corrompido no final alternativo para salvar sua pele? Se esquessecem a escravidão? Ou se o link com o presente fosse feito de outra forma?

Não sei da resposta de como se fazer um bom filme. Mas todo e qualquer ser humano sei reclamar muito bem do que foi feito.

***

cada vez menos, as mesas de bar me parecem reconfortantes. Em domicilio conjugal, Doinel e Chistine lêem na cama. Penso se um dia vou poder encontrar as pessoas ficar em silêncio o tempo que me parecer agradável.

***

Acho que queria escrever mais sobre bares, mas o assunto principal so me chegou ao fim do post e confirma minha especulação inicial de que escrevia sem ter porque. Fica pra próxima o real assunto principal.

Nenhum comentário: